O que é?
PABX (Private Automatic Branch eXchange) é um equipamento onde são ligadas as linhas telefônicas da empresa e distribuídas para vários ramais possibilitando que todos os ramais façam ligações externas simultaneamente.
Através das linhas telefônicas ligadas ao equipamento é possível realizar ligações gratuitas entre os ramais internos.
Uma PABX permite efetuar ligações entre telefones internos sem intervenção manual, ou ainda telefonar e receber telefonemas da rede externa.
Um telefone doméstico geralmente está conectado diretamente à operadora local de telefonia, podendo realizar chamadas discando o número de destino desejado.
Já em um ambiente corporativo onde existem muito mais ramais do que linhas telefônicas, principalmente devido ao custo, havendo a necessidade de um ponto central para gerenciar a distribuição de chamadas, o que é feito pela Central Telefônica ou PABX.
Alguns modelos de PABX é possível também gerenciar permissões de acesso, permissão de ligações para celulares, bloqueio de ligações, relatórios de tarifas, tempo de ligações etc.
Como os usuários podem se beneficiar desse equipamento
O PABX permite que, ao fazer uma chamada, seja selecionada uma das limitadas linhas, e discar para um número externo. O usuário também pode chamar outro telefone conectado ao PABX. Para melhor atender as necessidades e preferências dos clientes